Dia Internacional da Proteção Civil

28-FEV-2022

Dia Internacional da Proteção Civil

Esta terça-feira, dia 1 de março, comemora-se o Dia Internacional da Proteção Civil, instituído a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC), e a nível nacional por despacho do Ministro da Administração Interna (Despacho n.º 6915/2008).

Em Portugal e no mundo, a comemoração da data tem como propósito sensibilizar os vários países do mundo para a importância da proteção civil; prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que as populações e territórios estão sujeitos.

Este dia tem sido assinalado a nível nacional e distrital, com diversos eventos realizados, sobretudo pelos vários agentes de proteção civil, bem como pelos municípios, com o propósito de promover a reflexão alargada dos valores que devem enformar esta área de atuação, envolvendo toda a comunidade e cidadãos.

Este ano, o tema que serve de mote às comemorações é o “Civil Defence and Management of Displaced Populations in Face of Disasters and Crises; Role of Volunteers and the Fight Against Pandemics”.