Proteja as suas propriedades no BUPi

03-JAN-2022

Proteja as suas propriedades no BUPi

O BUPi (Balcão Único de Prédio) veio terminar com a falta de conhecimento sobre os limites e proprietários dos terrenos rústicos em Portugal, o que aumenta a eficiência no planeamento e gestão do território, no combate aos incêndios florestais e na criação de valor económico a partir dos nossos recursos naturais.


O BUPi é uma plataforma inovadora onde os proprietários podem identificar as suas propriedades rústicas de forma remota, simples e gratuita.

Este projeto nasceu em 2017, e em apenas 1 ano foi possível identificar mais de 50% da área de 10 municípios no norte e centro de Portugal.


A plataforma é uma das melhores formas de garantir a titularidade dos seus terrenos e limites.

Para identificar as suas propriedades basta aceder a bupi.gov.pt ou pode ainda fazê-lo deslocando-se a vários balcões de atendimento nos municípios aderentes.


É no mapa digital que poderá criar a sua Representação Gráfica Georreferenciada (RGG) onde ficarão localizados os seus terrenos através de coordenadas geográficas. Para isto, deve ter consigo o Cartão de Cidadão ou a Chave Móvel Digital, mais a Caderneta Predial com o número das matrizes dos prédios a identificar. Se tiver um ficheiro com as coordenadas identificadas, também o poderá anexar. A criação da RGG na plataforma é completamente gratuita e sem encargos de impostos acrescidos, assim como o registo predial.


No BUPi, ter propriedades registadas nas finanças não assegura a titularidade das mesmas. Para vender, arrendar, realizar partilhas ou emparcelamentos nas propriedades é necessário a identificação do terreno na plataforma.


Para saber mais sobre o BUPi e quais os municípios aderentes clique aqui.

  • Partilhar